ENQUETE

Qual o vereador mais atuante em 2017 na Câmara de João Câmara/RN ?

Aize Bezerra

Amistrong Bezerra

Cleonice Bezerra

Daniel Enfermeiro

Fernando Guilherme

Flavio Sami

Gilberto Honorato

Irani Antunes

Luiz de Berré

Pastor Frank

Professora Kelly


Cidadania

Quer seu filho fazendo parte do movimento Escoteiro? Veja os Benefícios

Você sabia que participar de um grupo de escoteiros pode trazer muito mais benefícios à criança do que apenas fazer novos amigos e divertir-se? O Escotismo, movimento que existe há mais de 100 anos no mundo todo, tem a proposta de contribuir para a formação dos jovens para a vida, estimulando que suas capacidades físicas, intelectuais e sociais sejam desenvolvidas ao máximo e reforçando, principalmente, a construção do caráter.

Segundo Luiz Cesar de Simas Horn, psicólogo e gerente de Métodos Educativos da União dos Escoteiros do Brasil, as crianças que entram para o movimento participam de uma série de atividades ao ar livre, que as coloca em contato com o meio ambiente, atividades comunitárias, jogos, tarefas em equipe, cerimônias, trabalhos manuais, técnica de campismo, etc. Ainda de acordo com ele, isso reflete diretamente no cotidiano do jovem. ?Eles mostram mais iniciativa, maior capacidade de enfrentar as dificuldades e os obstáculos, alegria, companheirismo e grande capacidade de convivência com a diversidade e diferenças de pensamento?, declara.

O Escotismo é baseado em um sistema de valores que norteiam todas as atividades. São eles: dignidade, lealdade, igualdade, honestidade, fraternidade, cortesia, respeito à natureza e à vida e pureza de propósitos. ?Além disso, são oferecidas oportunidades para que os jovens exercitem a liderança, a cooperação, a autonomia e a responsabilidade?, explica Luiz.

O movimento se divide em ramos baseados em faixas etárias: o Lobinho é para meninos e meninas de 6 a 10 anos de idade; o Escoteiro, para meninos e meninas de 11 a 14 anos; o Sênior é destinado a rapazes e moças de 15 a 17 anos; e o Pioneiro é composto por rapazes e moças de 18 a 21 anos de idade.

Fonte: Escoteiros de João Câmara

Trânsito

2ª Reunião para reorganização do Transito ocorreu no Palácio torreão na tarde desta Terça (26)

2ª reunião da Comissão Municipal do Trânsito ocorreu na tarde de ontem na sala do Gabinete do Prefeito no Palácio Torreão. Na ocasião mostrou-se   através de slides propostas para melhorar a situação do Trânsito em nosso município, inclusive com o auxílio de mapas aéreos e artes gráficas deu condição para elaborar estratégias de mudança no transito para assim acabar de vez com o embraço principalmente nas rua do centro de João Câmara com a instalação de semáforos em dois pontos na BR 406, faixas de pedestre, sinalização nas ruas, mudança em algumas delas do sentido mão e contra mão como por exemplo a rua Antônio Proença e outras. Após a explanação do projeto houve alguns ajustes devido a algumas sugestões dadas pelos membros da comissão na reunião. E em seguida surgiu a proposta onde o Prefeito do município vai enviar ofícios ao DETRAN e ao DENIT para um vez que for feito a análise começar o trabalho educativo com cartilhas que serão distribuídos a população e trabalhados nas escolas, comércios e também com o apoio da pela imprensa local.  Estiveram presentes nessa reunião o Major Josemário da 2ª Companhia de Policia Militar, Nildinha Freitas Representante do CDL, Tico Melo Secretário de Turismo e mio ambiente, José Mestre de obras, A Assistente Social Edilza e Gleice da SEMTHAS, Professor Nelson Basílio Gabinete juntamente com Adriana, Tatiane e Ericlésia, Mércia da Escola Professor Junior, Chefe Ricardo do 40/RNGEJAS, Milton representante da Sec. Mun. de Educação e Evanuel Ataliba do Agendão.com e Cosme Souza do Portal R9 Notícias.

Fonte R9NOTICIA

Quer ficar bem informado acesse www.r9noticia.com.br

 

Acidente

Acidente envolvendo cinco veículos deixa três pessoas gravemente feridas na BR 406 próximo a Taipu

Grave acidente ocorrido nas primeiras horas da manhã desta Terça (26) no Km 135 na BR406 próximo a Taipu no sentido da ladeira da fazenda Gameleira. Informações colhidas pela redação do R9 NOTICIA, são de que houve uma colisão envolvendo um veículo de placa NNU-6557 da cidade de São Gonçalo do Amarante, ocupado por três pessoas, que após o acidente vieram a ser socorridas em estado grave para o Pronto Socorro Clóvis Sarinho em Natal. Os outros quatro veículos foram batendo um atrás do outro formado uma espécie de engavetamento ocorrendo apenas leves danos materiais. A PRF- policia rodoviária federal foi acionada para auxiliar na liberação do trânsito e no socorro as vitimas, pois em decorrência do acidente ficou muito lento mais tendo o tráfego sido normalizado em seguida.

Quer ficar bem informado acesse www.r9noticia.com.br

Domésticas

Senado aprova lei que amplia direitos dos domésticos

O Senado aprovou nesta terça-feira (26), em segunda votação, a lei que amplia os direitos dos empregados domésticos. As novas regras vão entrar em vigor a partir da promulgação da PEC (proposta de emenda constitucional), prevista para a próxima semana. A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 478/10 garante a funcionários do lar --como cozinheiros, jardineiros, motoristas, cuidadores de idosos e babá--, o recebimento, por exemplo, de 40% do saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) em caso de demissão sem justa causa, seguro-desemprego, adicional noturno, horas extra, salário-família, além de mais 11 direitos trabalhistas. Os trabalhadores domésticos também passam a ter jornada máxima de 8 horas diárias e 44 horas semanais. Nenhum dos 66 senadores presentes no plenário votou contra o projeto, que foi aprovado por unanimidade.

"Quando conquistamos direitos na Constituição de 88, todo mundo dizia que haveria desemprego. Mas o número de empregadas só cresceu. Há esse terrorismo no início, depois a poeira vai baixar" disse a presidente da Federação Nacional das Empregadas Domésticas, Creuza Oliveira.

Fonte R9NOTICIA

Quer ficar bem informado acesse www.r9noticia.com.br

 

Estádio

Martelo Batido: América mandará jogos da série B em estádio de Ceará Mirim

Fim da novela: Chagou ao fim uma longa negociação e América futebol clube manda jogos mandará jogos os Jogos da edição 2013 da serie B do campeonato brasileiro no estádio “Barretão” localizado na comunidade da Jacoca á 2,5 quilômetros do centro da cidade de Ceara Mirim o acordo para a utilização da arena saiu  ontem (25) á tarde na sede da Federação norte-rio-grandense de futebol pelo empresário Marcone Barreto, proprietário e construtor do estádio e Alex Padang presidente do América. Segundo Marcos Barreto o estádio já está com 90% das obras concluídas, tem capacidade atualmente para 6.400 lugares, como a Confederação Brasileira de Futebol CBF, exige que os estádios sediem jogos da série B tenham no mínimo capacidade para 10 mil torcedores, as obras iram prosseguir. Barreto se compromete entregar o estádio até o dia 6 de Abril com capacidade acima do que é exigida pela CBF.

De acordo com presidente do América o clube aposta no sucesso da transferência para Ceará Mirim, haverá investimentos num programa de sócio torcedor visando atrair a torcida da zona norte de Natal, Ceará Mirim e também de toda a região metropolitana a expectativa do América é bem acolhido em Ceará Mirim  como aconteceu em Goianinha argumenta Fábio Pacheco direto de marketing do clube.

Concluídas as obras do estádio serão feitas as vistorias técnicas para que o estádio seja totalmente liberado pelos órgãos competentes.

Quer ficar bem informado acesse www.r9noticia.com.br

FECAMRN

Encontro regional da FECAM Federação das Câmaras Municipais do RN ocorre hoje (26) em João Câmara

O corre hoje (26) em João Câmara nas dependências da Câmara Municipal o encontro regional dos Presidentes de Câmaras municipais promovido pela FECAM/RN Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte. Para o encontro de João Câmara está sendo aguarda as presenças do Vereador Francisco José Júnior novo Presidente da federação, do ex-presidente Edvan Martins, o Vereador Gilberto Honorato (presidente da Câmara de João Câmara), o coordenador regional Kleber Fidelis (presidente da Câmara de Poço Branco), de Reinaldo Bezerril contador da Câmara de João Câmara, além de presidentes das câmaras municipais de Parazinho, Bento Fernandes, Jardim de Angicos, Jandaíra, Pedra Preta, Taipu, São Bento do Norte e toda a imprensa estadual e regional.

A pauta do encontro está recheada de discussões, entre tantos assuntos está a PEC dos vereadores, a seca, as drogas e também a insegurança. Será feito pelo presidente da federação uma exposição do que se espera alcançar para que as câmaras sejam fortalecidas, isso inclui, por exemplo, a criação do Portal da Transparência da federação no RN, inclusive de acordo com as informações repassadas ao R9 NOTICIAserá discutido também a criação do Diário Oficial.

 Fonte R9 NOTÍCIA

Quer ficar bem informado acesse www.r9noticia.com.br

seleção

Brasil joga mal e não passa do empate com a Rússia

O técnico Luiz Felipe Scolari pretendia transformar os pressentimentos que tinha sobre a formação da Seleção Brasileira em certezas nesta segunda-feira (25). Mas deixou o Estádio Stamford Bridge com mais dúvidas. O Brasil sofreu para empatar por 1 a 1 com a Rússia (gols marcados por Fayzulin e Fred, no segundo tempo), não mostrou evolução e ainda ouviu algumas vaias do público londrino.

Com Kaká como titular, a Seleção Brasileira não chegou a criar oportunidades de gol no primeiro tempo. Pior: sofreu forte pressão dos russos no início da partida. Na etapa complementar, já com Hulk na vaga de Oscar, a equipe de Felipão sofreu o gol após um verdadeiro bombardeiro russo dentro da área. No final, Fred aproveitou jogada de Marcelo e Hulk igualando o placar.

A próxima oportunidade de o Brasil se encontrar antes da Copa das Confederações será contra a Bolívia, no sábado de (6) de abril, em Santa Cruz de la Sierra. A convocação de quinta-feira contará principalmente com jogadores que atuam no futebol brasileiro, uma vez que não se trata de uma data FIFA para as realizações de amistosos.

 Fonte R9 NOTÍCIA

Quer ficar bem informado acesse www.r9noticia.com.br

 

Racionamento

Ao todo (17) Cidades no Rio Grande do Norte estão sofrendo com rodízio de abastecimento de água

A Companhia de Águas Esgotos do Rio Grande do Norte CAERN deu início a um rodízio no fornecimento de água a 17 cidades da região agreste do estado. De acordo com o diretor técnico da CAERN, Ricardo Varela, o rodízio de água acontece de segunda a sexta e pelo menos três cidades por dia deixam de ser abastecidas continuamente pela CAERN.

De acordo com a CAERN, a medida visa socializar a oferta de água, de forma que as cidades, assentamentos e comunidades rurais não sofram com o desabastecimento. “Essa medida foi tomada pela CAERN na semana passada em função do nível da Lagoa do Bonfim que é o manancial que a CAERN utiliza para abastecer 31 cidades. Essas cidades são abastecidas pela adutora Monsenhor Expedito e a redução dessa vazão em função do nível da água da lagoa forçou a CAERN a tomar essa medida de rodízio”, explicou Ricardo Varela.

Os municípios que serão atingidos pelo rodízio são: Lagoa de VelhosTangaráCampo RedondoBom JesusSerra CaiadaBoa SaúdeCoronel Ezequiel, Eloy de Souza, Lagoa de PedrasMonte Alegre, São Bento do Trairí, Lagoa SalgadaSítio NovoSão ToméSão Paulo do PotengiIelmo MarinhoMacaíba.

A CAERN informou que a ação permanecerá até que o manancial seja recarregado. “O rodízio vai durar enquanto perdurar esse tempo de estiagem. Somente com a volta das chuvas e a regularização do nível da lagoa é que a CAERN voltará a funcionar normalmente nessas cidades”, disse o diretor técnico do órgão.

Fonte R9 NOTÍCIA

Quer ficar bem informado acesse www.r9noticia.com.br

 

Cidadania

Promotoria itinerante oferece vários serviços gratuitos aos moradores do Bairro COHAB

Teve inicio na manhã desta segunda (25), o projeto “Promotoria itinerante” um projeto do Ministério público/RN, em sua primeira edição que ocorreu na Escola Municipal Jerônimo Câmara, na COHAB e que ofereceu à comunidade serviços e ações de cidadania totalmente gratuitas, como cortes de cabelos, café manhã com o apoio do comercio local, café da manhã, emissão de documentos como CPF e CTPS, manicure, serviço gratuito da defensoria pública, informações sobre saúde como distribuição de materiais educativos, teste de HIV rápido e gratuito, consulta medica, arrecadação de alimentos e brinquedos a seem distribuídos á famílias carentes de nossa cidade e tantos outros serviços .

A promotoria itinerante teve também o apoio do Poder Judiciário, Prefeitura Municipal e contou com parceiros com a iniciativa privada e outras instituições. 

A solenidade foi presidida pelo cerimônialista José Aldo Monteiro, foi aberta pelo Promotor de Justiça Dr. Roger falando sobre as metas em que o projeto pode alcançar e referenciou á Erika Melo como idealizadora. O prefeito Vavá também falou da importância de se fazer essas atividades onde só faz crescer o nível de cidadania e também faz as pessoas conhecerem seus direitos deveres em seu convívio social.

Fonte R9 NOTÍCIA

Quer ficar bem informado acesse www.r9noticia.com.br

 

Formula 1

Massa culpa pneus e mau início por falta de pódio: 'Não estou satisfeito'

Brasileiro larga mal e faz sequência de ultrapassagens no fim para chegar em 5º. Apesar do resultado, piloto supera parceiro Alonso na classificação

 Se na Austrália, um erro na estratégia custou o pódio a Felipe Massa, dessa vez, na Malásia, o mau início de prova lhe tirou, logo de cara, as chances de um bom resultado. O brasileiro terminou em quinto, após ter largado em segundo. Para Massa, o comportamento do carro da Ferrari com pneus intermediários na pista ainda um pouco úmida por causa da chuva e a parada precoce para colocar compostos de pista seca foram as razões do começo ruim.

- Foi uma corrida muito complicada. Começar com pneus intermediários em uma pista úmida em alguns pontos e completamente seca em outros me fez não ter um bom ritmo e perder terreno para muitos pilotos na primeira volta. Talvez, a antecipação da primeira parada para colocar pneus secos tenha sido uma escolha arriscada. A pista continuava úmida, e isso me custou tempo. Já com a pista seca, o carro evoluiu, o desgaste de pneus não foi excessivo, e pude imprimir um bom ritmo. Mas nessa hora, qualquer esperança de terminar no pódio havia desaparecido. Não estou satisfeito.

Fonte R9 NOTÍCIA

Quer ficar bem informado acesse www.r9noticia.com.br 

 

S.O.S MATO GRANDE

Deputado Gustavo Fernandes participa do movimento SOS Mato Grande

O deputado estadual e primeiro secretário da Assembleia Legislativa, Gustavo Fernandes (PMDB) participou neste domingo, em João Câmara, da manifestação popular ‘SOS Mato Grande - 1º Ato no Campo em busca de Cidadania e Vida Digna na Zona Rural do Mato Grande’.  O movimento popular foi realizado na comunidade de Queimadas, em defesa da implantação da adutora Monsenhor Lucena, para atender o município de João Câmara e 18 assentamentos nas comunidades próximas.

O deputado Gustavo Fernandes contou que as primeiras adutoras do Estado surgiram também através de movimento popular, e cobrou a presença de representantes do Governo no evento. “Era muito importante neste momento, a presença de representantes do Governo do Estado para ouvir o apelo da população, e dizer quais as soluções imediatas para trazer água para esse povo que sofre”.

Gustavo Fernandes se comprometeu a ir junto com o prefeito de João Câmara, Ariosvaldo Targino De Araújo (Vavá), até à governadora do Estado, Rosalba Ciarlini “pedir soluções para levar a água à casa dos moradores da região o mais rápido possível, e atender o direito básico para sobrevivência de todos”, disse.

A movimentação popular SOS Mato Grande contou com a presença da deputada federal, Fátima Bezerra, do deputado Estadual, Fernando Mineiro, do prefeito de João Câmara, Ariosvaldo Targino De Araújo (o Vavá) e de vários vereadores do município. O evento foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal de João Câmara, Câmara Municipal, Sinte-RN, CUT, MST, MLST, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associações dos Projetos de Assentamentos, Associações Comunitárias, Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens e Igrejas Evangélicas.

Algodão

Do auge á derrocada da produção de algodão no Rio Grande do Norte

O “ouro branco” que, entre as décadas de 60 e 80 teve picos de produção no Rio Grande do Norte e alavancou a economia do estado no cenário nacional, chegou a  responder por 40% da arrecadação de ICMS no RN nos anos 70. Enricou produtores,  proporcionou a ascensão de pequenas comunidades a municípios prósperos, movimentou rodovias com o vai e vem de caminhões, implementou 600 quilômetros de trilhos de Natal a Macau e de Macau a Nova Cruz. Empregou milhares de potiguares. Hoje, porém, o cenário das vastas plantações que chegaram a ocupar 500 mil hectares em todo o estado, em nada lembra os algodoeiros que mais pareciam nuvens em pleno solo, dada a vastidão nas plantações. 

Júnior Santos Usina Algodoeira Potengi, em São Tomé: máquinas que beneficiaram safra recorde nos anos 80 estão paradas. Durante dois dias, a TRIBUNA DO NORTE visitou polos produtores e beneficiadores da fibra no Rio Grande do Norte. Foram quase 700 quilômetros percorridos entre Afonso Bezerra, Pedro Avelino, Angicos, São Tomé e João Câmara. Em comum, os municípios visitados guardam a lembrança de um passado glorioso, hoje empoeirado e quase esquecido diante dos prejuízos herdados pela devastação das plantações causada pela “praga do bicudo. Com a perda dos campos produtores para o besouro, os produtores se viram diante de uma situação irreversível. Sem subsídios governamentais e duelando com a concorrência externa, cuja produção em larga escala dispõe de ajuda dos governantes e juros baixos, coube aos plantadores e empresários instalados em solo potiguar fecharem suas usinas. Hoje, o maquinário enferrujado e esquecido nos galpões construídos na segunda metade do século passado enterra aquela que um dia foi a principal base da economia norte-rio-grandense.

Fonte R9 NOTÍCIA

Quer ficar bem informado acesse www.r9noticia.com.br

 

proerd

Vereador Maurício Caetano e Secretária de Educação Andréa Ribeiro lutam pelo PROERD para João Câmara

O Vereador Maurício Caetano juntamente com a Secretária de educação do município Andreia Ribeiro, estão engajados na luta para trazer á João Câmara o PROERD (Programa de erradicação ás drogas), o PROERD é um instrumento importantíssimo no combate ás drogas. Em nossa cidade existe um nível elevadíssimo de pessoas que são dependentes químicos e que precisam de ajuda para se livrar do vício, desta forma o PROERD vem trabalhar através de politicas públicas, formas de combate e erradicação das drogas. Esse trabalho requer também a parceria com o executivo e com o legislativo, Judiciário, Ministério Público, Conselho Tutelar, além de diversos outros seguimentos e a sociedade civil organizada. No Jornal 89 apresentado pelo noticiarista e Vereador Amistrong Bezerra que também entra nesta luta, já foram citados diversos casos envolvendo pessoas que são dependentes químicos no nosso município onde a família já não sabia o que fazer devido a forma comportamental e o esforço que é feito pelo individuo para conseguir o entorpecente. Com a chegada do PROERD surge então uma luz no fim do túnel, surge também uma esperança.

Fonte R9 NOTÍCIA

Quer ficar bem informado acesse www.r9noticia.com.br

 

  

 

 

 

S.O.S Mato grande

Em Queimadas marcha em defesa da Adutora e o “grito pela água” marcam o evento S.O.S Mato Grande

O Distrito de Queimadas teve um dia de muita movimentação na manhã deste Domingo (24), ocorreu o grande evento regional denominado de “S.O.S Mato grande 1º ato em busca de vida digna e cidadania para o homem do campo”, que iniciou com um concentração na RN 120 a poucos quilômetros do local do evento em seguida houve a marcha em defesa de melhores dias para o homem do campo como por exemplo a luta pela Adutora Monsenhor Lucena, como também o “grito pela água”, que teve a participação de trabalhadores e trabalhadoras rurais dos assentamentos Brinco de Ouro, Xoá, Maria das Paz, Maria das Graças, lajeado, Boa Sorte, Marajó, Modelo I e II, Santa Terezinha e demais comunidades, inclusive caravanas trabalhadores rurais de outras cidades da região como Bento Fernandes. Na caminhada viu-se a participação do Deputado Fernando Mineiro (PT), como também Monsenhor Luiz Lucena, Marquinhos Prefeito da cidade de Parazinho todos acompanharam a caminhada em todo o seu percurso. A caminhada terminou no ginásio de Esportes de Queimadas onde teve início a solenidade de abertura do evento sendo formada a mesa para as autoridades. Autoridades presentes; Prefeito Ariosvaldo Targino de Araújo (Vavá), o vice-prefeito Josafá Araújo, o Prefeito de Parazinho Marquinhos, o vice-prefeito de Bento Fernandes Paulo Roberto, a Deputada Federal Fátima Bezerra (PT), Fernando Mineiro (PT) e Gustavo Fernandes (PMDB), sendo esses Deputados estaduais, presenças dos Secretários municipais como D. Redivan Rodrigues Ação Social, Andreia Ribeiro Educação, Andrelúcia Cordeiro Saúde, o presidente do STTR Francisco Matias (Renda), os Vereadores de João Câmara; O presidente Gilberto Honorato, Maurício Caetano, Amistrong Bezerra, Daniel Enfermeiro, Luiz Araújo da Costa, Holderlin Silva, Aldo Torquato,  Ailton Gomes e Rimundo Antunes, além dos representantes dos movimentos MLST, MST, Pastoral da Criança, representes sindicais de outros municípios e a imprensa.

Em seu discurso o Deputado Gustavo Fernandes que criticou a ausência do Secretário estadual de recursos hídricos e da agricultura, falou também que se coloca a disposição para acompanhar o Prefeito Vavá e os prefeitos da região aonde for preciso para conseguir tornar o sonho da Adutora em realidade. Já e Deputada Fátima Bezerra na sua fala ressaltou a importância dessa adutora para que haja uma melhor qualidade de vida para as populações locais embora a deputada tenha relevantíssimos serviços prestados ao mato grande mais mesmo assim também se coloca como parceira nesse projeto, o Deputado Mineiro também criticou o fato de apenas dois Deputados estaduais terem vindo prestigiar esse evento já que são no total de 24, falou também da importância da união dos prefeitos na conquista de melhorias para a nossa região.

O prefeito Vavá falou do seu esforço em trazer poços para as comunidades para amenizar as dificuldades de agua no campo além da sua luta para trazer melhores dias para os seus munícipes. Também levou a palavra os vereadores Amistrong Bezerra, Aldo Torquato, Irmã Terezinha que tem um trabalho admirável em nosso Município, Monsenhor Lucena que encerrou o evento dando a benção final. (comentário opicional)

Fonte R9 NOTÍCIA Veja fotos do evento

Quer ficar bem informado acesse www.r9noticia.com.br

Páscoa

Com missa de Ramos a igreja católica dá início a programação da Semana Santa

A Igreja Católica dá iniciou hoje (25) ao período da Semana Santa, com a missa de ramos na Matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens ás 7:00h que contou com um grande número de fies para, rezar e meditar nos momentos em que Jesus Cristo padeceu na Cruz e morreu pelo perdão dos pecados dos homens, desta forma tradicionalmente se celebra a paixão e morte de Cristo toda Sexta Feira Santa que este ano ocorrerá dia (29). As celebrações se iniciaram hoje Domingo (24) de Ramos, data que celebra a entrada messiânica de Jesus Cristo em Jerusalém.

Houve ás 6:30h as bênçãos de ramos  e em seguida saiu uma procissão da capela nossa senhora de Fátima encerrando na igreja matriz. A programação da semana santa tem prosseguimento até a Sexta Feira onde com a procissão. E a igreja convida a todos os fieis para uma profunda reflexão neste período, que haja Paz nos corações e perdão entre os homens. 

Fonte R9 NOTÍCIA

Quer ficar bem informado acesse www.r9noticia.com.br

 

América

América-RN vence Alecrim e se classifica em primeiro para a final

O América-RN está na final do primeiro turno do Campeonato Potiguar 2013. O time rubro levou a melhor no clássico contra o Alecrim e, com a vitória por 2 a 0, garantiu a classificação neste domingo. Os dois gols foram marcados pelo atacante Índio Oliveira, de apenas 19 anos. A partida foi realizada no Estádio Ninho do Periquito, em São Gonçalo do Amarante.

O América termina a primeira fase na liderança, com 16 pontos, levando vantagem no saldo de gols diante do Corintians-RN, que venceu o Baraúnas neste domingo e se classificou em segundo lugar.

Fonte R9 NOTÍCIA

Quer ficar bem informado acesse www.r9noticia.com.br

 

 

Formula 1

Felipe Massa supera Alonso e larga na 1ª fila com Sebastian Vettel na Malásia

atual tricampeão da Fórmula 1 repetiu o que fez na Austrália e ficou novamente com a pole position no GP da Malásia. No treino classificatório deste sábado (23/3), o alemão Sebastian Vettel garantiu o primeiro lugar ao registrar tempo de 1min49s674.

Quem vai largar ao lado do piloto da Red Bull na primeira fila é o brasileiro Felipe Massa, que voltou a andar mais rápido que o espanhol Fernando Alonso, seu companheiro de Ferrari, e cravou 1min50s587.

A segunda posição representa o melhor desempenho de Massa em um treino classificatório em três anos. A última vez que o brasileiro largou na primeira fila foi em março de 2010, no Bahrein. Naquela oportunidade, também teve o segundo melhor tempo, tendo sido superado justamente por Vettel.

Além disso, o brasileiro andou mais rápido do que Alonso pela quarta vez consecutiva. Ele já tinha superado o companheiro de Ferrari no grid de largada das duas últimas provas de 2012, nos EUA e no Brasil, e também na abertura desta temporada, na Austrália.

Fonte R9 NOTÍCIA

.Quer ficar bem informado acesse www.r9noticia.com.br

 

Neblina

As vésperas do S.O.S Mato Grande cai Neblina de chuva em João Câmara

 As vésperas do movimento S.O.S Mato Grande camarenses são surpreendidos com uma forte neblina de chuva á exatamente 1:45 minutos da madrugada chegando inclusive a molhar bem a terra o R9 NOTÍCIA estava de plantão e flagrou. Esperamos que com as bênçãos de DEUS o inverno possa fluir na nossa região dando alento para os nossos agricultores que estão realmente sofridos.

Fonte R9 NOTÍCIA

.Quer ficar bem informado acesse www.r9noticia.com.br

Assembleia

MPE investiga como foram gastos da AL com ajuda alimentar

O Ministério Público Estadual (MPE), através da 60ª Promotoria de Justiça da Comarca de Natal, instaurou um Inquérito Civil Público para apurar possíveis irregularidades nos gastos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Como primeira providência, o Ministério Público requer que o presidente da Assembleia, deputado Ricardo Motta, envie cópias à Procuradoria Geral de Justiça dos processos de pagamento referentes às despesas com verbas alimentares.

A portaria que avisa sobre a abertura do inquérito foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial do Estado (DOE). A peça é assinada pelo promotor de defesa do Patrimônio Público, Afonso de Ligório, e tem como fundamento legal as leis 8.429/92 sobre atos de improbidade administrativa que importam enriquecimento ilícito e 8.666/93 licitações e contratos administrativos.

A assembleia Legislativa tem hoje, segundo dados do Portal da Transparência, 404 servidores efetivos. Além disso, de acordo com a Assessoria de Comunicação, há 321 servidores comissionados. Até hoje nenhum concurso público foi realizado na história da Assembleia. Isso significa que os servidores foram admitidos sem concurso. Alguns foram remanejados. Em alguns, o Ministério Público viu ilegalidades, mas a tese foi rejeitada pelo TJRN e pelo Superior Tribunal de Justiça.

 

Quer ficar bem informado acesse www.r9noticia.com.br

 

Sal

Seca impulsiona retomada das exportações de sal

 

O setor salineiro está disposto a recuperar seu espaço na pauta de exportações potiguar. O valor exportado pelo setor nos dois primeiros meses de 2013 já é 18,1% superior ao exportado durante todo o ano de 2012. No ano passado, o setor exportou US$ 2,2 milhões (R$ 4,42 milhões). No primeiro bimestre deste ano, o valor exportado chegou a US$ 2,6 milhões (R$ 5,22 milhões), segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). 

 

Alex Fernandes. A produção de sal subiu com a seca, permitindo a estocagem e a comercialização do excedente.

 

Com as chuvas de 2008, 2009 e 2011, o setor chegou a praticamente interromper as operações de comércio exterior. A retomada se deu no início deste ano. A produção de sal, que cai em períodos chuvosos, subiu em função da seca e permitiu aos salineiros estocar e comercializar o excedente em 2013. 
A ideia, segundo Aírton Torres, presidente do Sindicato da Indústria do Sal no Rio Grande do Norte, é exportar entre 160 mil toneladas e 320 mil toneladas este ano. O volume parece alto, mas não chega nem a 50% do exportado pelo setor durante o pico das exportações (800 mil toneladas).     
Aírton explica que é preciso reconquistar os clientes estrangeiros para só então aumentar o volume exportado. Boa parte do sal que já deixa o Rio Grande do Norte vai para África, Europa ou países da América, como Estados Unidos e Canadá. Além de ir parar na mesa dos compradores, o sal marinho produzido pelo RN é usado na indústria química e no degelo de estradas de países com inverno rigoroso. 

 

Quer ficar bem informado acesse www.r9noticia.com.br

Primeira Página Anterior