ENQUETE

Qual o vereador mais atuante em 2017 na Câmara de João Câmara/RN ?

Aize Bezerra

Amistrong Bezerra

Cleonice Bezerra

Daniel Enfermeiro

Fernando Guilherme

Flavio Sami

Gilberto Honorato

Irani Antunes

Luiz de Berré

Pastor Frank

Professora Kelly


Almoço

Vereador Maurício Caetano após a reunião almoça com agricultores e amigos

O Vereador Maurício Caetano após reunião com os agricultores na Câmara Municipal almoça com representantes dos agricultores no restaurante palhoção e que também contou com a presença do Vereador Amistrong Bezerra e o assessor e analista político Carlos Miranda.

Fonte R9 NOTÍCIA

 Quer ficar bem informado acesse www.r9noticia.com.br

Agricultura

Homologação do seguro

Reunião para discuti sobre as condicionalidades do garantia safra que ocorreu na manhã desta segunda feira no plenário da Câmara com representantes da Prefeitura Municipal, EMATER, MSLT, MST, Câmara Municipal, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de João Câmara, sociedade civil organizada e agricultores, terminou com êxito nas deliberações. Os beneficiários que estão aptos a receber o seguro safra passaram por revisão na sua lista e quem for confirmado que não é agricultor de fato ou que tiver algum vinculo trabalhista não será contemplado com o benefício. Na manhã de ontem (19) foi de imediato homologado através da prefeitura municipal e o Sindicato na pessoa do seu presidente Francisco Matias "Renda" com o apoio da EMATER-RN, que esteve acompanhando juntamente com agricultores e a homologação dos beneficiários do seguro safra do município de João Câmara uma vez que ocorrido será feito a entrega dos boletos a parti desta segunda  25 próximo no Sindicato dos Trabalhadores Rurais na Rua Vereador José Severiano da Câmara em frente a loja Henrique motos.

Fonte R9 NOTÍCIA

.Quer ficar bem informado acesse www.r9noticia.com.br

 

 

Ecologia

SERRA DO TORREÃO

Situada no município de João Câmara, a 80 Km da Capital do Estado e pertencente à região do Mato Grande, a Serra do Torreão é a sentinela mais avançada do grande planalto da Borborema, no sentido norte-oriental.

             É um iceberg solitário, com 145 metros de altura, de fácil escalão, recoberto de vegetação hipoxerófila, onde predominam, inclusive, palmeiras nativas chamadas de “coco-catolé” e cientificamente por SIAGRUS COMOSA, isoladas ou em densos agrupamentos. “Há também, euforbiáceas e mimosáceas, bem como a presença de exóticas, como a euphorbia tirucali, popularmente conhecida como “dedinho” ou “ aveloz ”, que é utilizada localmente como cerca viva,com um látex terrivelmente cáustico que, segundo populares, tem poderes medicinais contra afecções benignas e malignas da pele. Em seu cimo, formado por uma calva granítica, conhecida como Pedra do Urubu, descortina-se uma belíssima paisagem. No seu sopé, há uma capelinha dedicada a São Sebastião, santo festejado efusivamente a 20 de Janeiro pela população local que, após os atos litúrgicos, costuma subir a Serra até o seu cimo.

            A Vegetação da Serra do Torreão é composta de duas formações de caatinga. Uma, é a caatinga. Uma, é a caatinga hipoxerófila com uma vegetação de clima semi-árido, que apresenta arbustos e árvores com espinhos e de aspectos menos agressivos do que a caatinga hiporxerófila. Dentre as espécies, destacam-se a catingueira, angico, braúna, juazeiro, marmeleiro, mandacaru e aroeira. A outra formação é a caatinga hiperxerófila, que apresenta uma vegetação de caráter mais seco, com abundância de cactáceas e plantas mas espalhadas e de porte mais baixo. Dentre outras espécies destacam-se nesse ambiente a jurema preta, o faveleiro, o marmeleiro, o xiquexique e o facheiro.

            Os solos predominantes na Serra do Torreão são os seguintes: areias quartzosas distróficas com fertilidade natural baixa, textura arenosa, relevo plano, excessivamente drenado; podzólico vermelho amarelo, equivalente eutrófico, com fertilidade natural alta, textura média, relevo plano, moderada e imperfeitamente drenado, medianamente profundo; cambissolo eutrófico, com fertilidade natural alta, textura média, relevo plano, mediamente profundo.                    

Fonte: José Aldo e colaborador Marcos Jr. Publicação R9 NOTICIA

Festa

Diretor de programação da Rádio 89Fm CARLOS SILVA rasga mais uma folhinha hoje 17

O Diretor de Programação da Rádio 89Fm a + ouvida de João Câmara CARLOS SILVA, “O peso pesado da comunicação” rasga mais uma folhinha no dia de hoje (17) e está comemorando ao lado da sua Mãe D. Dione Varela, amigos e demais familiares, todos nós que fazemos  a comunicação radiofônica e informatizada em João Câmara desejamos ao gordinho do Rádio muitas felicidades, que DEUS o ilumine, que faça cada vez mais prosperar á sua carreira, que tenha muito sucesso na sua vida. PARABÉNS!!!

Nós que fazemos o R9 NOTÍCIA fazemos votos de muita PAZ e FELICIDADES  ao aniversariante.

Flá

Jorginho assume o Flamengo após saída de Dorival Junior

O Flamengo anunciou a contratação e confirmou para ontem (18) o início dos trabalhos de Jorginho, ex-jogador rubro-negro, como novo treinador. Ex-auxiliar de Dunga na Copa do Mundo de 2010, ele chega para substituir Dorival Júnior, que não aceitou reduzir o salário pela metade e deixou o Flá no início da noite do último sábado. Após a derrota diante do Resende, de virada, na última quarta-feira, o diretor executivo do clube, Paulo Pelaipe, embarcou para Porto Alegre, de onde retornou apenas neste domingo.

Na cidade do Rio de Janeiro, o dirigente flamenguista se reuniu com outros membros da cúpula e com Jorginho, primeiro nome da lista após a saída de Dorival. O acerto foi rápido e finalizado às 21 horas do último domingo, de acordo com a publicação do site oficial do clube. “Jorginho é um profissional com larga experiência internacional, passagem pela Seleção Brasileira, íntegro, respeitado, com história no clube como jogador. Certamente é um ótimo nome para o futebol do Flamengo”, celebrou Wallin Vasconcelos, vice-presidente de futebol do clube.

O novo comandante aceitou a política salarial empreendida pela nova diretoria e teve o perfil enaltecido como “jovem, estudioso do futebol, com grande liderança e identificação com a história do clube”. Sem trabalhar desde dezembro de 2012, Jorginho passou os últimos meses realizando estágio no Barcelona e no Real Madrid. O novo treinador do Flamengo já estará no banco de reservas no sábado, quando a equipe encara o Boavista pela segunda rodada da Taça Rio.

Fonte R9 NOTICIA

Quer ficar bem informado acesse www.r9noticia.com.br

 

 

Gato

Produtor rural é preso por furtar água de adutora em Angicos, RN

Segundo a CAERN, crime afetava abastecimento de água em 5 municípios.

Produtor pagou fiança e vai responder em liberdade.

Um produtor rural foi preso em flagrante na manhã desta sexta-feira (15) por furtar água da adutora Sertão Central CABUGI, na cidade de Angicos, a 178 quilômetros de Natal. Segundo nota emitida pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), o furto deste único produtor afetava o abastecimento de água nas cidades de Lajes, Pedra Preta, Jardim de Angicos, Caiçara do Rio do Vento e Riachuelo. A água desviada abastecia exclusivamente o açude do produtor.

De acordo a CAERN, o “gato” foi colocado a partir de uma ventosa (dispositivo para retirar o ar da tubulação da adutora). A ação para prender o produtor rural foi realizada pela Polícia Militar e pelo Ministério Público.

O gerente da Regional Natal Norte da CAERN, Ricardo César da Silva, explica que esta não foi a primeira vez que o produtor realizou o furto de água, que era usada entre outras atividades, para banhar animais. “Ele é reincidente. Pagou uma fiança para ser liberado e vai responder judicialmente. Essas ações de fiscalização são rotineiras”, diz.

 

Fique bem informado acesse www.r9noticia.com.br

 

Fonte R9 NOTICIA

Boate

Laudos confirmam 100% das mortes por asfixia na Boate Kiss

Vítimas inalaram os gases cianeto e monóxido de carbono, conclui perícia.

Documentos indicam que capacidade da boate era de 750 pessoas.

Todas as mortes ocorridas dentro da boate Kiss durante o incêndio do dia 27 de janeiro foram causadas por asfixia provocada pela inalação dos gases tóxicos cianeto e monóxido de carbono. É o que o comprovam os laudos da necropsia entregues nesta sexta-feira (15) à polícia pelo Instituto-Geral de Perícias (IGP) em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Os documentos também sustentam a tese de superlotação da casa noturna no dia da tragédia. Segundo a legista-chefe do Departamento Médico Legal (DML) de Santa Maria, Maria Ângela Zuchetto, a conclusão foi baseada nos laudos de 234 das 241 vítimas da tragédia: 12 deles já haviam sido entregues. Outas sete pessoas morreram durante o período que estavam internadas em hospitais e, por isso, não tiveram as causas da morte determinadas pelo IGP.“Os nossos laudos confirmam a inalação de gases tóxicos em 100% das pessoas que morreram dentro da boate Kiss”, afirmou Zuchetto ao G1.Nesta sexta-feira, os delegados Marcelo Arigony e Sandro Meinerz, que conduzem as investigações sobre o incêndio, receberam mais outras duas análises técnicas do IGP. O laudo do incêndio, com cerca de 160 páginas, trata as questões de segurança e engenharia da boate. O outro documento analisa o funcionamento dos extintores de incêndio na casa noturna. A perícia sobre o local já havia sido entregue anteriormente.

 

Fonte R9 NOTICIA

Assembleia cidada

Governadora promete em solenidade na cidade de Touros investimentos na ordem de mais de 17 milhões

A governadora do estado Rosalba Ciarlini no momento em que falava  na solenidade assembleia cidadã itinerante realizada na cidade de Touros região litorânea do RN, anunciou investimentos na ordem de R$ 17 milhões naquele município até terminar seu mandato. Segundo a Governadora 10 milhões serão investidos na construção de estradas ligando Carnaubinha até a cidade de Rio do Fogo, obra importantíssima alavancando o turismo na região das praias.

Possivelmente até o fim desse semestre a obra poderá passar por licitação e conforme seja seu andamento até o final do ano já esteja pronta. Uma obra como essa é de suma importância tanto para o turismo como para o crescimento da economia daquelas cidades, também contribuirá para o avanço agrícola dos municípios. A governadora disse ainda ao falar que o projeto de extensão da adutora Mato Grande (boqueirão) será dado continuidade pois essa agua é importante e irá atender todos os moradores na zona rural de Touros e Pedra Grande, esse projeto disse ainda Rosalba teve inicio no governo que passou pois não concluiu nem a metade. A Praia do Marco também está no projeto e por fim em seu discurso a governadora diz que irá voltar dessa vez para repassar nas mãos dos agricultores emissão de posse de suas terras nos assentamentos do município.

 

Fonte R9 NOTÍCIA

.Quer ficar bem informado acesse www.r9noticia.com.br

Aids

Pesquisadores anunciam cura funcional da AIDS em 14 adultos

Um estudo realizado na França revela que 14 adultos infectados pelo vírus HIV parecem estar "funcionalmente curados". Segundo artigo publicado na "NewScientist", os pacientes ainda carregam pequenos reservatórios do vírus, mas não apresentam mais os sintomas mesmo com a interrupção do tratamento.

Para os pesquisadores, o resultado pode ser alcançado quando o tratamento é iniciado logo após a infecção. Os 14 adultos começaram a ser monitorados com medicamentos antirretrovirais em até 10 semanas após a infecção pelo HIV. O tratamento foi interrompido, sob supervisão médica, cerca de três anos mais tarde, em média.

Segundo os pesquisadores, os pacientes ainda têm traços do HIV no sangue, porém em níveis baixos, possibilitando que o corpo possa mantê-lo sob controle sem drogas.

No começo de março, o diretor executivo do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), Michel Sidibé, divulgou que um bebê havia sido curado da doença após ser submetida a tratamento com medicamentos antirretrovirais por um ano e meio.

 

Fonte R9 NOTICIA

festa

"Festa de São José em Morada Nova foi um sucesso" diz a Comissão organizadora

 Ontem (16) na Comunidade de Morada Nova ocorreu a tradicional festa de São José com barraca e leilão, segundo a comissão organizadora há praticamente dois anos que a festa não atingia o público esperado mais “graças a Deus este ano tivemos um leilão maravilhoso” diz Gisele Bezerra. O leilão foi mais uma vez chamado por Amistrong Bezerra noticiarista, vereador e apresentador do Jornal 89 que estava acompanhado da esposa Josiane Bezerra e mais uma vez fez um ótimo trabalho e com a irreverência que lhe é peculiar contagiou a todos que participaram ativamente dos arremates das prendas, foram muitas as doações como carneiros, garrotes e outros brindes ofertados por patrocinadores. Amistrog também contou com o apoio de Paulinho do Som como acontecem todos os anos eles se revezam na chamada do leilão. Também se fizeram o ex-secretário e professor do município de Macaíba José Luiz e a esposa Silvana Luciene professora em João Câmara, a festa teve a presença de várias autoridades o Prefeito Ariovaldo Targino de Araújo (Vavá) e sua comitiva, o vice Prefeito Josafá Araújo acompanhado de sua esposa Lurdinha, filhos, netos além de Galego de Berré e a esposa Thelma Lúcia, Joací Filho e a esposa Silvana sendo este irmão do Prefeito da cidade de Jardim do Seridó Padre Josemar, ainda da família Berré estavam presentes o Vereador Luiz de Berré e Joselí Pneus, na festa compareceram também o Vereador Maurício Caetano que veio acompanhado de sua comitiva além do Vereador Holderlin Silva e sua comitiva que contou com o Ex-vereador Luiz Gameleira do Rego entre outros, Edmilson Rocha e família, a família do saudoso Pedro Moura D. Silvia e filhos, compareceram também ás Secretárias Andrelúcia Cordeiro do Nascimento seu esposo o Professor Gilmar Martins e a filha do casal Bia Martins, também Andréia Ribeiro seu esposo o apresentador do programa Bate bola na 89 Fm Micharles Nunes e familiares, o Sr. Francisco Faustino de Melo um dos construtores da primeira capela da comunidade que veio prestigiar a festa de São José.

A festa ficou por conta das bandas Pegada Forrozeira e Forró rodado que animaram centenas de pessoas que ali compareceram até o fechamento desta matéria não tínhamos notícias de que possa ter acontecido algo que tenha tirado o brilho da festa.

 

 

O portal R9 NOTÍCIA fez toda a cobertura da festa de São José. Veja fotos do evento

           

 

julgamento

EXCLUSIVO!!! Mizael Bispo CONDENADO a 20 anos de prisão

O policial militar reformado Mizael Bispo foi condenado neste momento ás 17:42 minutos a 20 anos de prisão em regime fechado pelo assassinato da advogada Mércia Nakashima nesta quinta-feira (14). Ele foi considerado culpado pelo crime de homicídio triplamente qualificado — motivo torpe, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima.

Durante a leitura da sentença, o juiz Leandro Jorge Bittencourt Cano destacou que o fato de o réu ter mentido foi considerado um agravante. Cano afirmou ainda que "gestos de amor jamais podem levar a pessoa amada à morte". Emocionados, os familiares de Mércia ouviram a sentença de mãos dadas. Ao fim da leitura, o juiz também se emocionou. Com a voz embargada, ele agradeceu aos defensores, aos advogados, jurados e todos os presentes no plenário. Sete jurados — cinco mulheres e dois homens – decidiram o destino de Mizael durante o júri popular que começou na segunda-feira (11), no Fórum Criminal de Guarulhos, Grande São Paulo. Ao todo, foram ouvidas nove testemunhas — cinco da acusação, três da defesa e uma do juízo. Inicialmente, estavam previstas 11, mas duas foram dispensadas pelos advogados do réu. Do fórum, Mizael volta para o Presídio Militar Romão Gomes, na zona norte de São Paulo, onde deverá permanecer até se esgotarem todos os recursos da defesa.

Acusação

Durante o julgamento, a acusação apresentou o réu como uma pessoa “covarde e “de mente doentia”. O advogado assistente, Alexandre de Sá, mostrou para os jurados e-mails de Mizael nos quais ele dizia para Mércia: dizia para Mércia: "não nasci para sofrer", "cansei de verdade, do fundo do meu coração", "tudo tem limite e o meu já deu" e "chega de descaso". Durante pouco mais de uma hora em que falou aos jurados, o promotor Rodrigo Merli disse que Mizael Bispo mentiu por várias vezes durante o processo, e que ele matou, sim, Mércia Nakashima "por se sentir humilhado, o lixo dos lixos". O R9 NOTÍCIA acompanhou todo desfeche da sentença com exclusividade pra os nossos internautas.

acidente

Colisão na BR-304 no RN com vítima fatal e dois feridos

Um acidente que aconteceu na manhã desta quinta-feira (14) na BR-304, envolvendo um veículo Hilux e um Fiat Palio, deixou uma vítima fatal e dois feridos. A colisão aconteceu por volta das 8h, no Km 02, perto à divisa do Rio grande do Norte com o Ceará. O motorista do Palio ficou preso às ferragens e foi necessário o apoio do resgate do Corpo de Bombeiros para retirá-lo do veículo. Ele recebeu os primeiros socorros de uma equipe do SAMU, mas morreu a caminho do Hospital Regional Tarcísio Maia na cidade de Mossoró. O homem que estava no banco de passageiro do Palio sofreu fraturas pelo corpo e também foi para o mesmo hospital. O condutor da Hilux Laurenildo Barbosa da Silva afirmou que saía de uma estrada carroçável na região de Alagoinha, zona rural de Mossoró, e se dirigia para uma propriedade de plantação de melão. Ainda segundo o motorista, quando ele passava pela BR, uma carreta parou bruscamente no meio da via e ele tentou desviar manobrando o veículo para a contramão, colidindo com o Palio. Laurenildo acionou o socorro médico e permaneceu no local. Três unidades do SAMU e o resgate do corpo de Bombeiros foram acionados para o socorro às vitimas.

Fonte R9 NOTICIA

parada

Trabalhadores em Educação fazem Parada de Advertência

Os trabalhadores em Educação da rede estadual farão uma parada de advertência contra o governo do estado pelo não cumprimento das reivindicações da categoria. A direção do SINTE/RN convida todos os professores e funcionários a participarem das atividades nos dias 14 e 15 de março.

Confira a programação:

Quinta-feira (14)
9:00 Ato político na Praça Gentil Ferreira, Alecrim
15:00 Exposição do tema “Avaliação na educação básica” no SINTE/RN

Sexta-feira (15)
9:00 Ato político contra a postura da Promotoria da Educação
15:00 Debate sobre “Contratos Coletivos Especiais”, no SINTE/RN
 

 

cadastro

Cadastro do peixe da semana santa teve início hoje (14) na zona rural de João Câmara

Começou hoje (14), o cadastramento do peixe da semana santa em João Câmara que está sendo feito pela equipe da SEMTHAS através da Secretária Maria Redivan Rodrigues que faz parte do Governo do Prefeito Vavá. Neste momento os agentes cadastradores estão nas seguintes comunidades: Assunção, Matão de Assunção, Assentamento Maria das Graças, Assentamento Santa Luzia III, Amarelão, Serrote de São Bento, Assentamento Marajó, Assentamento Baixa do Macaco e Assentamento Maria da Paz.

Os beneficiários do peixe da semana santa terão que estarem munidos do RG (identidade) e CPF para depois de cadastrados terem direito ao tíquete do peixe, outra informação importante é que os Agentes Comunitários de Saúde das comunidades e os Presidentes das associações e coordenadores dos Assentamentos estão envolvidos diretamente no serviço de cadastramento, amanhã (15) serão divulgado as demais comunidades que serão feitos novos cadastros.

 

Fonte R9 NOTÍCIA

reunião

Vereadores de João Câmara além do diretor do hospital regional participam de reunião com Juiz e Ministério Público.

Nesta Quarta feira (13) ocorreu no Fórum da comarca de João Câmara uma reunião onde reuniu seis dos nove Vereadores da nossa cidade, para discutir problemas no tocante a reabertura do matadouro público, a área de lazer e a central do cidadão e também a situação em que se encontra o hospital regional que segundo. A os Vereadores e o diretor do hospital foram recebidos pelos Juízes Dr. Gustavo e Dra. Nivalda Torquato e Dr. Paulo Pimentel representante do Ministério Público que orientou aos vereadores que os mesmos têm em suas mãos a forma de resolver esses e outros problemas, pois esses tem em suas mãos o poder de fiscalização como legisladores e também de gerar encaminhamentos de projetos já votados e aprovados pelos mesmos como sendo legítimos representantes do povo e que a Justiça está disposta a colaborar com esses quando forem acionados com o andamento de processos ou de ações de natureza pública uma vez que provocados para tal.

Os vereadores foram orientados naquele juízo a se reunir com o poder executivo para um consenso, pois isto ainda não ocorrido e que para dar um melhor andamento no encontro e não ocorrer uma configuração de natureza politica seria viável a participação segundo Dr. Paulo Pimentel da assessoria jurídica de ambas as partes e o Diretor Fábio Guilherme em entrevista exclusiva ao Portal R9 Notícia, o hospital contava com doze médicos, seis se aposentaram, um afastou-se por licença médica, passando o hospital a contar somente com cinco médicos na escala de pronto socorro dos cinco encontra-se de férias concedido pela SESAP/RN, nesse caso todas as sextas feiras aquela unidade hospitalar fica sem médico.

 

Fonte R9 NOTÍCIA

Papa

Argentino Jorge Mario Bergoglio é escolhido primeiro papa latino-americano da história

Argentino Jorge Mario Bergoglio saúda fiéis no Vaticano

Primeiro jesuíta a ser papa, cardeal de 76 anos disse que o encontraram no fim do mundo, O conclave elegeu nesta quarta-feira (13) o cardeal Jorge Mario Bergoglio, argentino, como novo Papa, sucessor de Bento XVI à frente da Igreja Católica Apostólica Romana.

O nome do escolhido pelos 115 cardeais foi anunciado pelo mais velho dos cardeais-diáconos, o francês Jean-Louis Tauran.

Bergoglio, de 76 anos, escolheu se chamar Papa Francisco I.

A decisão surpreendeu, pois o argentino, citado inicialmente, não aparecia nas últimas listas de favoritos, que incluíam o brasileiro Dom Odilo Scherer e o italiano Angelo Scola.

O novo pontífice apareceu na varanda central da Basílica de São Pedro para dar sua primeira bênção 'Urbi et Orbi' (para a cidade de Roma e para o Mundo). Na breve aparição, ele agradeceu ao Papa Emérito Bento XVI e pediu orações para seu pontificado que se inicia.

O novo Papa assume com a função de manter a unidade de uma igreja que, nas palavras de seu próprio antecessor, está dividida e imersa em crises.

A fumaça branca apareceu por volta das 19h08 locais (15h08 de Brasília), e foi recebida com festa pela multidão que tomava a Praça de São Pedro. Os sinos da Basílica de São Pedro tocaram.

Fonte R9NOTICIA

Natureza

Governo brasileiro proíbe pesca de espécie de tubarão ameaçada

Os ministérios do Meio Ambiente e da Pesca e Aquicultura proíbem a pesca, o armazenamento, o transporte e a venda do tubarão galha-branca-oceânico (Carcharhinus longimanus) em todo o território nacional. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (13).

O animal está na lista de espécies aquáticas ameaçadas de extinção elaborada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Fonte R9 NOTICIA

Papa

Igreja Católica já tem um novo papa; fiéis aguardam pelo nome

 

Escolha foi feita no segundo dia de conclave; multidão festeja na Praça de São Pedro (Vaticano) eleição do sucessor de Bento 16. Aguardem a qualquer momento será divulgado seu nome.

Fonte R9 NOTICIA

Vaticano

Fumaça preta indica que não há novo papa; cardeais votam de novo à tarde

Expectativa é que as próximas votações do conclave realizado no Vaticano ocorram por volta das 16h (12h em Brasília) e das 19h (15h em Brasília).

 

Caso Mércia

Segundo dia de júri de Mizael é marcado com ataques é ofensas

O segundo dia do júri do advogado e ex-policial militar Mizael Bispo de Souza, acusado de matar a namorada Mércia Nakashima em maio de 2010, foi marcado por ofensas pessoais e provocações entre acusação, defesa e o delegado Antonio de Olim. O policial foi questionado por 5 horas e 20 minutos no Fórum de Guarulhos, na Grande São Paulo. O promotor Rodrigo Merli Antunes chegou a dizer que o advogado Ivon Ribeiro era "amigo do diabo" por contar "mentiras".
Os advogados do réu exploraram questões pontuais para suscitar dúvida entre os jurados. O advogado Samir Haddad Junior usou reportagens da época das investigações para colocar em xeque o trabalho de Olim à frente do caso. Haddad disse que o policial não deu importância a pessoas que surgiram com outras versões para o crime.
O advogado Wagner Aparecido Garcia questionou Olim, perguntando sobre detalhes da investigação, como, por exemplo, se o vigia Evandro Bezerra (apontado como cúmplice) notou se Mizael estava molhado quando deixou a represa onde o corpo de Mércia foi deixado.
Olim então foi interrogado pelo advogado Ivon Ribeiro. "O senhor sabe coisas que nem ele (Mizael) sabe", afirmou o defensor. "O senhor não vai sair fácil daqui comigo, não", disse, em outro momento. "Esse documento que o senhor trouxe aqui não presta", falou Ribeiro, sobre a lista de ligações do réu e de onde elas teriam sido feitas. O juiz Leandro Bittencourt Cano interveio: "Não presta para a defesa, talvez para a acusação, sim. Se houver necessidade, vou adotar o sistema presidencialista (as perguntas só seriam feitas por intermédio do magistrado)."
Depois de mais questionamentos provocativos sobre a atuação de Olim à frente do caso, especialmente em relação à data de um interrogatório de Silva, o promotor
Rodrigo Merli Antunes se exaltou. "O senhor não conhece o processo e está induzindo todos a erro. O senhor é desleal. O senhor é mentiroso. O diabo é o pai da mentira. O senhor é amigo do diabo." "Mentiroso é o senhor", respondeu o advogado. A partir daí, todas as perguntas para Olim foram, obrigatoriamente, feitas primeiro ao juiz.
Assim que deixou o júri, o delegado afirmou que estava tranquilo. "Falei só a verdade. Quem tem que contar história e mentira são eles", disse. Olim disse que não se surpreendeu com a forma como foi tratado no júri.
Testemunhas
Também foi chamado como testemunha de acusação o presidente da Comissão de Segurança Pública da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB-SP), Arles Gonçalves Júnior. Ele acompanhou os interrogatórios de Evandro e afirmou que não viu nenhum ato de tortura contra Bezerra, que apontou Mizael como responsável pelo crime. "Obviamente, o trato policial não é o mesmo que o do advogado, do promotor ou do juiz, mas não vi nenhum abuso."
Em seguida, foi ouvida a primeira testemunha da defesa, a corretora de imóveis Rita Maria de Souza, amiga de Mizael, que falou pouco sobre a relação do réu com Mércia. Ela disse que ele era um bom advogado. A segunda testemunha de defesa foi o policial civil Alexandre Simone, especialista em rastreamento telefônico. Ele optou por não ter a imagem divulgada na transmissão ao vivo do júri pela televisão e internet.
Mizael acompanhou todos os testemunhos. A defesa prevê que ele seja ouvido nesta quarta-feira.

Fonte R9 NOTICIA

Primeira Página Anterior Próximo Última Página