Parceria com desenvolvimento!!!

ACONTECIMENTOS DA SEMANA EM JOÃO CÂMARA (2) Terça-feira 15/04, ocorreu á reunião, onde foi dado o primeiro passo para viabilização do Aterro Sanitário João Câmara/Parazinho

Por Cosme Souza Por Cosme Souza
20/04/2014 - 19:04

 ACONTECIMENTOS DA SEMANA EM JOÃO CÂMARA (2) Terça-feira 15/04, ocorreu á reunião, onde foi dado o primeiro passo para viabilização do Aterro Sanitário João Câmara/Parazinho

Ocorreu na ultima Terça-feira 15/04, a primeira reunião, onde foram dados os primeiros passos para a viabilização do ATERRO SANITÁRIO, que vai beneficiar os municípios de João Câmara e Parazinho na Região do Mato grande. A reunião ocorreu no auditório da Secretária Municipal de Saúde e contou com as presenças dos Prefeitos das cidades envolvidas no projeto Ariosvaldo Targino de Araújo do vice-prefeito Josafá Araújo (João Câmara) e Marcos Antônio (Marquinhos de Parazinho), dos técnicos representantes das Empresas do setor eólico que explora energias renováveis no Mato grande e que na ocasião foram  estudo Técnico pelos representantes Alexandre Fernandes da ETNO Socioambiental e outros,  o estudo englobará a seleção dos projetos que formarão o Preparatório para Implantação da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos João Câmara e Parazinho.

O objetivo principal será efetivamente o ‘LIXÃO’ da cidade, criar e implantar uma cooperativa de catadores e recicladores de materiais; definir uma área e licenciar o aterro sanitário. O método de implantação e acompanhamento de tais projetos e os indicadores que atestarão sua eficácia. Cada Consultoria proponente deve apresentar Carta Proposta contendo as seguintes informações:

a) descrição da(s) instituição(ões) envolvida(s);

b) identificação dos projetos;

c) experiência da Equipe, especialmente do coordenador geral dos trabalhos;

d) indicação de número de profissionais a serem alocados no Estudo Técnico e acompanhamento do projeto;

e) pesquisas ou estudos técnicos pertinentes ao tema;

f) metodologia para elaboração e execução dos projetos submetidos;

g) plano de trabalho detalhado;

h) identificação de indicadores para monitoramento da eficácia dos projetos; e

i) cronograma de execução.

A seleção da Consultoria irá considerar ainda outros critérios, tais como:

a) existência de vínculo com instituições relacionadas ao tema ou capacidade de articulação para obtenção de informações necessárias à realização do trabalho;

b) contrapartidas oferecidas pelo proponente; e

c) identificação de potenciais fontes de custeio para os projetos após sua implantação junto a ONGs, órgãos da administração pública ou privada de modo a garantir sua sustentabilidade no longo prazo.

Os municípios de João Câmara e Parazinho se destacam como região promissora e sediam os parques eólicos em construção ou em operação comercial de grandes grupos econômicos, como a Atlantic, Contour Global, CPFL Renováveis, Dobrevê Energia e Energisa (denominados em conjunto “Empreendedores”). Visando otimizar os investimentos sociais e viabilizar projetos de maior envergadura e beneficio para a população local, os Empreendedores resolveram unir esforços e implantar 2 projetos conjuntos, sendo um em João Câmara na área de saúde/saneamento e outro em Parazinho na área de educação. Cada projeto deverá ter orçamento de até R$ 1 milhão. Cumpre informar que os recursos para a implantação destes projetos já estão disponíveis pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES por meio da linha de Investimentos Sociais de Empresas no Âmbito da Comunidade, denominado Subcrédito Social das operações. Trata-se de um projeto-piloto e inovador apoiado pelo BNDES que visa contribuir para a melhoria dos indicadores socioeconômicos destes municípios e das condições de vida da população da área de atuação dos projetos estruturantes de infraestrutura no país. Para que fossem identificados projetos no porte e foco desejados, os Empreendedores declaram que estão dispostos a contratar uma empresa de Consultoria para elaboração de Estudo Técnico e desembolsar até R$ 200 mil para tal prestação de serviço. A contratação será realizada por meio desta Chamada Pública que ficará aberta até 1 mês após a publicação desta Chamada, após o qual os Empreendedores escolherão e contratarão a Consultoria vencedora.

A reunião ainda contou com ás presenças do Vereador Maurício Caetano de nossa cidade, dos Secretários Redivan Rodrigues SEMTHAS e sua equipe, Andreia Ribeiro Educação, Dr. João Maria do Gabinete Civil, Francisco Melo (Tico Melo) Meio Ambiente, José Crizógono (Zé Mestre) de Obras, Leila Renata Administração, Pastor Josivan da Igreja Fonte do Poder de Deus, Rsiane Soares Coordenadora da Saúde da Mulher em João Câmara, Sônia Cristina Diretora do IFRN Campus João Câmara, Escejânea Nunes representando a Secretária de Saúde Andrelúcia Cordeiro e Neilton Silva representando os Agentes de Endemias.

 Fonte R9NOTICIA – Imagens de Bruno Monteiro

Quer ficar bem informado (a)? Então acesse www.r9noticia.com.br

Facebook R9 noticias – Twitter @Portalr9noticia – Google+ R9 NOTICIA ONLINE

Apoio técnico Blogpoliticasepoliticos – Moisés Araújo 

 

Esta PUBLICAÇÃO tem o oferecimento de ‘VALMIR CELL’ (84) 9111-3867/8600-4227. Assistência Técnica, desbloqueios, Vendas de aparelhos Celulares e Relógios. ‘VALMIR CELL’ tem duas lojas para melhor lhe atender: Loja 01 – Praça Rua Antônio Proença esquina com Praça Baixa Verde e loja 02 – Praça Antônio Justino de Souza – Centro João Câmara/RN.