Câmara Frigorífica informações

Câmara Frigorífica Obtenha mais Informações aqui

câmara fria, ou câmara frigorífica, é uma câmara utilizada para armazenar grande quantidade de produtos, que exigem baixa temperatura para conservação. Sendo assim, o aparelho é recomendado principalmente para empresas ou pessoas do ramo alimentício.

Para funcionar corretamente, é preciso que a câmara ofereça controle de temperatura, controle de umidade e taxa de circulação de ar. Com isso, ela passa a ser adequada à refrigeração de produtos, proporcionando praticidade e funcionalidade para os usuários e dispondo de precisão no controle da temperatura.

A Câmara ainda permite adaptação conforme seu negócio, dando liberdade para que seja utilizado para atender perfeitamente a demanda da sua empresa, sem que haja desperdícios ou problemas com o estoque.

Câmara Frigorífica

Por que eu investiria em uma câmara frigorífica?

Excelente investimento para quem trabalha na indústria alimentícia, a câmara fria é um aparelho que comporta grande quantidade de produtos, e ainda proporciona o resfriamento adequado para cada peça especificamente.

Estes equipamentos possuem controle da temperatura digital preciso, regulado de acordo com o alimento a ser armazenado, o que permite que você ajuste o efeito da refrigeração sempre que for necessário.

Conheça os tipos de câmaras frigoríficas

As câmaras frigoríficas são projetadas com base nas exigências dos clientes. Dessa forma, existem diferentes tipos, para diversas especificidades, respeitando fatores como o produto a ser guardado, a temperatura necessária, o tempo de conservação, a movimentação diária e o material de isolamento.

É possível, por exemplo, escolher uma câmara de resfriamento, cuja temperatura varia entre 0°C e 18°C. Trata-se de um modelo ideal para preservar bebidas, frutas, carnes que não devem ser congeladas, laticínios, frios, embutidos, grãos, verduras, legumes, entre outros.

Já a câmara de congelamento pode chegar a temperaturas negativas, variando entre – 1° e – 25°C. Como, neste caso, é importante que o alimento seja congelado sem perder a qualidade, o equipamento é fabricado especialmente para carnes congeladas, aves, gelo, polpas de frutas, frutos do mar, sorvete e outros produtos.

Portanto, para escolher a câmara fria ideal para o seu caso, é preciso avaliar qual mercadoria é oferecida pelo seu negócio e, então, adquirir o material e as funcionalidades adequadas.

Para quem precisa de uma câmara fria para açougue ou trabalha com produtos congelados, o ideal é adquirir uma câmara que alcance temperaturas mais baixas, permitindo inclusive o congelamento dos produtos. No entanto, para quem precisa de uma câmara fria para bar ou restaurante, um aparelho de resfriamento pode ser o mais indicado.

Confira os modelos de câmaras frias disponíveis na Leroy Merlin e verifique qual atende melhor às suas necessidades. Conheça nossas marcas e produtos e aproveite as ofertas!

Tipos de Câmara Fria

Como é funcionamento de uma Câmara Fria?

Trata-se de equipamentos indispensáveis para a correta armazenagem e refrigeração dos alimentos, que podem ser classificados em: câmara fria resfriada, com temperatura entre 0 ºC a 18 ºC, e câmara fria congelada, com temperaturas abaixo de 0 ºC. O porte varia conforme o tamanho e necessidade.

Devido às baixas temperaturas, a câmara fria, de maneira geral, assegura a eficiência e a qualidade dos processos de armazenagem de produtos em vários estabelecimentos. Por isso, também existem algumas versões diferentes, como a câmara fria para açougue, câmara fria para cerveja, frutas e verduras, para medicamentos e congelados em geral.

Estes eletrodomésticos para cozinha costumam ser utilizados em centros atacadistas, supermercados, para conservar produtos no estoque, no walk in cooler e no auto-serviço, e também nas indústrias química e farmacêutica, para conservação de vacinas e bancos de sangue, por exemplo.

Basicamente, uma câmara fria funciona a partir da redução forçada da temperatura, o que ocorre por meio de vários componentes. Uma das peças é o compressor, que aspira fluido no estado de vapor do evaporador e envia para o condensador em forma de vapor superaquecido, voltando ao estado líquido e acarretando na expansão do refrigerante na válvula expansora.

condensador, por sua vez, absorve o calor do gás, o rejeita ao ambiente e depois o condensa. Esta peça é construída com tubos, serpentina e fluido refrigerante. Já o evaporador absorve a carga térmica do ambiente refrigerado, retornando a fase de vapor novamente ao compressor.

válvula de expansão é responsável por diminuir a pressão do gás que chega ao condensador para que ele atinja a ebulição e evapore, enquanto os ventiladores asseguram a ventilação interna da câmara fria, aspirando o ar refrigerado e distribuindo-o para resfriar o ambiente.

Além desses componentes, existe ainda o quadro de comando, que determina a temperatura ideal dentro da câmara, controlando ainda a automação do sistema e das válvulas (pressostatos, contatores, degelo programado).

Entenda as diferenças entre câmara fria de resfriamento e câmara de congelamento:

A principal diferença entre os dois modelos de câmara fria está justamente na temperatura de armazenamento dos produtos. Isso porque a câmara de resfriamento mantém os produtos entre 0 ºC a até 18 ºC e a câmara de congelamento mantém uma temperatura inferior a 0 ºC.

É também a temperatura que define a espessura dos painéis isotérmicos utilizados na montagem da câmara fria. A de congelados requer um isolamento maior do que a de resfriados, devido à temperatura inferior. Por isso, a porta de câmara fria também pode ser diferente, com espessuras distintas, dependendo do modelo.

No entanto, independentemente do modelo, é possível encontrar câmara fria pequena, grande e de proporções variadas, de acordo com a necessidade de armazenamento do seu estabelecimento.

Vale salientar que tanto a câmara de resfriamento quanto a de congelamento são projetadas para manterem os produtos já congelados ou resfriados. Se a necessidade for mudar de fase, por exemplo, congelar um produto que, inicialmente, estava apenas resfriado, será preciso adquirir um túnel de congelamento, que é uma câmara com características especiais e equipamentos de grande porte para congelamento rápido.

Temperatura ideal de uma câmara Fria

A temperatura ideal da câmara fria dependerá, basicamente, do que será armazenado. Em câmaras de resfriamento, aquelas com temperatura entre 0 ºC a 18 ºC, podem ser armazenados bebidas, frutas, carnes, laticínios, frios e embutidos, verduras e legumes, cogumelos, grãos, entre outros.

Já na câmara de congelamento, que varia de -1 ºC a até -20 ºC, podem ser armazenados aves e carnes congeladas, sorvetes, gelo, polpas de frutas, frutos do mar e outros produtos congelados.

Veja como é a limpeza e manutenção de uma câmara frigorífica

Como qualquer outro item comercial ou industrial, a câmara fria também precisa de cuidados para manter-se em funcionamento por um bom tempo.

Tanto na câmara de resfriamento quanto na de congelamento, é contraindicado o uso de jatos de água durante a limpeza e de produtos à base de cloro. A recomendação é realizar a limpeza com um pano úmido e detergente neutro.

O passo a passo indicado para o processo de higienização das câmaras é retirar todos os alimentos e produtos acondicionados e acomodar os mesmos em outra câmara fria ou em outro refrigerador ou freezer, se for o caso.

Em seguida, basta fazer a limpeza com sabão neutro e água e, para desinfetar, usar álcool 70 graus. Antes de recolocar as prateleiras, é fundamental secar tudo muito bem com um pano limpo, evitando odores desagradáveis.

A recomendação é que se faça a higienização completa, incluindo desinfecção, toda semana ou sempre que um lote de mercadoria acabar. Além disso, lembre-se de realizar revisões e manutenções preventivas, passando componentes e circuitos por inspeções completas e periódicas.

Outro fator que favorece a boa manutenção é a organização adequada da carga, distribuindo os produtos e as prateleiras de maneira a não prejudicar a circulação do ar refrigerado. Assim, sempre deixe espaço entre os materiais e evite obstruir as saídas dos ventiladores.

Tipos de Câmara Fria

Já conhece a Resfriar Câmara Fria? Equipe totalmente especializada em montagem de câmaras frias com os melhores preços e baixo consumo acesse o site e confira:

https://resfriarcamarafria.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.